PRESTIGIAR A CULTURA DE ITUTINGA, EM ESPECIAL 0S GRUPOS DE CONGADAS E FOLIÕES DE ITUTINGA. "ESSA CULTURA NÃO PODE ACABAR, APOIAR SEMPRE".
ORIGEM
A congada é um folguedo folclórico religioso de formação
afro-brasileira, em que se destacam as tradições históricas, usos e
costumes de Angola e do Congo, com influências ibéricas em relação à
religiosidade. Segundo Câmara Cascudo no Dicionário do Folclore
Brasileiro, a dança lembra a coroação do Rei do Congo e da Rainha Ginga
de Angola, com a presença da corte e de seus vassalos. É um ato que
reúne elementos temáticos africanos e ibéricos, cuja difusão vem do
século XVII.
Organizaram a irmandade do Rosário e Santa Efigênia e construíram a
igreja do Alto da Santa Cruz. Por ocasião da festa dos Reis Magos, em
janeiro, e na de Nossa Senhora do Rosário, em outubro, havia grandes
solenidades generalizadas com o nome de "Reisados". Nestas solenidades,
Chico Rei coroado, antes da missa cantada, aparece com a rainha e a
corte, vestido de ricos trajes e seguido por dançarinos e músicos. Os
batedores, na festa, seguem com caxambu, pandeiro, marimbas e canzás em intensas ladainhas.
O congado é um festejo popular religioso afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos católicos, com um tipo de dança dramática celebrando a coroação do rei do Congo, em cortejo com passos e cantos, onde a música é o fundo musical da celebração. É um movimento cultural sincrético,
um ritual que envolve danças, cantos, levantamentos de mastros,
coroações e cavalgadas, expressos na festa do Rosário plenamente no mês
de outubro. São utilizados instrumentos musicais como cuíca, caixa,
pandeiro e reco-reco, os congadeiros vão atrás da cavalgada que segue
com uma bandeira de Nossa Senhora do Rosário.
Na antiga capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, inaugurada
no início do século XVII e completada em 1750, foi criada a Irmandade de
Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para zelar e cuidar das tradições
da santa padroeira dos escravos. No fim do festejo, coroa-se o rei e a
memória desta manifestação afro-brasileira.
Fonte: Wikipédia
No dia 05 de junho, estivemos em São João Del Rei (SJDR), para acompanhar os presidentes de congadas e foliões de Reis, do Campo das Vertentes. Onde receberam instrumentos para os grupos, cedido pelo Deputado Estadual Glaycon Franco (PV).
O Deputado ao chegar no local, foi recebido por um grupo de congadeiros de (SJDR) e passou pela feira da associação, onde cumprimentou os feirantes.
![]() |
Adicionar legenda |
O Presidente da Associação dos Agentes Culturais das Vertentes mais conhecido como Zé Mineiro, muito animado cantou na barraca, onde estava apresentando alguns músicos.
Zé Mineiro, homem animando! |
Já dentro do galpão para a entrega dos instrumentos, o Deputado Glaycon Franco, fez questão de tirar fotos com todos presidentes de Congadas e Foliões.
![]() |
Representante de São Gonçalo do Amarante |
O presidente do grupo de congada de Itutinga, fez uso da palavra e agradeceu ao Deputado pelos instrumentos e convidou para conhecer Itutinga.
![]() |
Convidando os congadeiros, para um encontro em Itutinga |
Esteve presente representantes de congadeiros e foliões de : CARRANCAS, ITUTINGA, MATOZINHOS, BARROSO, PIEDADE DO RIO GRANDE, SANTANA DO GARAPÉU, NAZARENO, RITÁPOLIS, RIO DAS MORTES, RESENDE COSTA, SÃO GONÇALO DO AMARANTE, SANTA RITA DE PONTA, SÃO SEBASTIÃO DA VITÓRIA...
Nesse momento de joelhos, o deputado recebe do presidente da Aspa "Zé Mineiro", um terço confeccionado pelo mesmo.
Ex prefeito de Ritápolis em sua fala agradece o Deputado, e disse que quando foi prefeito sempre deu total apoio a cultura da cidade e em especial os congadeiros, na qual fornecia os ônibus do município para apresentarem nas regiões.
![]() |
Momento da entrega, dos instrumentos para o grupo de Itutinga |
O Deputado no uso da palavra, cumprimentou a todos presentes, disse que era filho de produtor rural, e foi criado no meio de família de congadeiros e tem um carinho e respeito por essa cultura, que se depender dele nunca vai acabar e vai enviar destinar mais emendas parlamentar. Disse, que esteve em um encontro de congadeiros, na cidade de Prados, e ali viu vários grupos se apresentando, e notou que os instrumentos eram muito antigos e precários, resolveu então presentear os congadeiros do Campo Vertentes com alguns instrumentos, via Secretaria Estadual da Cultura de Minas Gerais e com emendas parlamentar.
O Deputado Glaycon, disse que cada deputado, tem direito a uma data por ano na assembleia, para fazer algum evento comemorativo, então optou em prestigiar os congadeiros. E assim o fez, estiveram presentes mais de 500 congadeiros na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, este ano, fará novamente e convidou todos os presente para estarem nesse evento.
Outro grupo de congada de Itutinga, não pode estar no evento para receber os instrumentos, conversei com o Deputado Glaycon Franco, e o mesmo disse que os instrumentos estão na Associação dos Agentes Culturais das Vertentes (SJDR), e enviou o seu assessor pessoalmente em Itutinga e tranquilizou dizendo que pode ir a associação para a retirada dos instrumentos.
Solicitei ao deputado, instrumentos para o grupo de Folia de Reis de Itutinga, e o assessor que esteve presente, essa semana vai dar uma posição, para que eles também receba os instrumentos.
#ITUTINGAQUEDACERTO