No dia 31 de agosto, aconteceu nas dependências do prédio câmara de vereadores, Audiência Pública sobre o processo de elaboração do plano Municipal de Saneamento Básico.
Vários moradores falaram dos problemas, que o esgoto da cidade vem causando em frente de suas casas com vazamentos, mal cheiro e a forma de coleta desses detritos, nos quatro cantos da cidade.
Vazando e indo direto para o córrego, que logo em frente pessoas usam a água |
![]() |
Moradores da rua Cônego Heitor(R. Capim) sofrem com o mal cheiro |
![]() |
Aqui vaza direto e mal cheiro |
Mas aqui não vaza desde de muito tempo, porque será? |
O professor da UFSJ Leonardo, será o responsável pela equipe de 22 pessoas entre alunos e professores e funcionários da faculdade, que vão a Itutinga para fazer o levantamento de campo, com fotografias, GPS para mapearem a cidade, e assim traçar o plano. Depois desse plano a prefeitura vai contratar uma empresa para fazer o projeto($$$) e somente depois desse projeto que poderão capitar recursos no órgãos Federal e Estadual.
A Lei 11.445-2007: Estabelece as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, definindo objetivos e metas para a universalização e programas, projetos e ações necessárias para alcançá-la. PRESTEM ATENÇÃO EM 2007!
O professor Leonardo explicou para a população que aquela audiência era para que entendessem o plano. E que iria marcar outra audiência, para a população levar os problemas de cada local. E logo depois, a equipe vai sair em campo para mapear a cidade e ver as prioridades. E no final apresentar em uma audiência.
A prefeita não foi a essa audiência, mandou uma mensagem. Mas estava sendo representada pelo vice-prefeito.
Mas foi perguntada por uma moradora, onde estava a prefeita e se ela não sabia dessa audiência? E que gostaria de sua presença na próxima audiência.
O professor ainda disse que esse plano, também será estendido para a zona rural, e que cada 1 real investido economiza 4 reais, pois a maioria das doenças está ligado ao saneamento básico.
A moradora Sandra, responsável pela colônia de pescadores, perguntou ao professor, de onde estava saindo o recurso para fazer esse plano? O professor disse que foi um convênio com a AMVER, total 17 planos na região das vertentes. O preço ficou bem abaixo do mercado, no caso se tivesse contratado outra empresa ficaria bem mais caro, e esse valor entra para universidade para custear bolsas de projetos científicos, custo com a equipe etc...
Após a audiência fui conversar com o Professor Leonardo, e solicitei seu e-mail (rochageo@ufsj.edu.br), pois disse que tenho bastante fotos de todos os pontos críticos da cidade e que iria mandar e se algum morador quiser ir enviando também pode. Expliquei da forma que fzem a coleta e onde jogam me disse que está forma esta errada, o certo era levar para ser tratada e depois descartado.
Recolhem aqui, uma vez por mês e custa R$2.000.00 |
E depois é despejado dessa forma, onde crianças esperam a van para ir a escola. |
Expliquei de com funciona a política da cidade, e que se esse plano "fosse à política"(sem política), eu teria uma enorme satisfação em ajudar, ele me afirmou que esse plano não tem nada a ver com política, e que vai mapear a cidade toda, sem distinção de local ou pessoas. Disse ainda que na próxima audiência gostaria que a população nomeasse um representante de cada bairro, para ser responsáveis pela sua região em coletar informações e ajudar no mapeamento.
Após a audiência foi oferecido um lanche. Assim como em todas reuniões e eventos. É servido um lanche pela prefeitura, e comprados na padaria do irmão da prefeita.
Isso não seria NEPOTISMO?
Cadê vocês vereadores?
Hah esqueci!!! Em todas reuniões da câmara, também é servido um lanchinho desses. E acreditem! Tem vereador que leva uma sacolinha no bolso para levar uns salgadinhos para esposa. Somente um vereador votou contra a compra desses lanches.
Isso não seria NEPOTISMO?
Cadê vocês vereadores?
Hah esqueci!!! Em todas reuniões da câmara, também é servido um lanchinho desses. E acreditem! Tem vereador que leva uma sacolinha no bolso para levar uns salgadinhos para esposa. Somente um vereador votou contra a compra desses lanches.
Não poderia de deixar de fazer a minha observação.
Essa Lei como puderam ver, foi criada em 2007, e deram um prazo até dezembro de 2014 para regularizar mas,como o ano passado era ano de eleições onde tudo se consegue, e mudaram o prazo para
dezembro de 2015 para regularizar, e cada prefeito fazer o plano e o
projeto e só depois de legalizado, que podem captar recursos junto aos governos.
Sabe
porque estão correndo atrás para regularizar? Pois como disse, esse prazo foi
estendido até dezembro de 2015. Entenderam agora, como funciona essas
administrações anteriores dos 45, empurraram com a barriga, pois desde
2007 já era para ser criado esse plano e não fizeram.
Acontece que obras debaixo da terra não aparece, por isso o ex prefeito Fabiano(45) não se preocupou.
Porque quando vendeu? A agua de Itutinga para a COPASA, não regularizou o esgoto?
Porque quando vendeu? A agua de Itutinga para a COPASA, não regularizou o esgoto?
Já poderiam
ter feito o plano, e ter captado recursos para resolver de vez esse problema
sério de saúde pública. Carrancas recebeu ano passado mais de 5 milhões
para o saneamento básico da cidade, e eles já tinham o plano e o projeto. Só assim conseguiram essa verba. Ano que vem é ano
de eleições, querem apostar, que vão enganar a população dizendo que
conseguiram a verba!
Não percam a próxima audiência. Atenção prefeita querem você na próxima. E já que este caso é de saúde pública, secretária você também deve estar presente!
UM ABRAÇO, AO PRIMEIRO LEITOR DAS MATÉRIAS QUE PUBLICO, LÁ DE MONTAIN VIEW E DE LOS ANGELES, NA CALIFORNIA .